Como escolher um galpão para sua empresa

Como escolher um galpão para sua empresa

A locação de galpões industriais e logísticos representa, para muitas empresas, a diferença entre permanecer competitiva e não comprometer recursos excessivos com a aquisição ou construção de um imóvel próprio.
Para alcançar a competitividade desejada, no entanto, com a redução dos custos operacionais, é preciso atentar a algumas características na hora de escolher o galpão ideal para a sua operação, a fim de evitar surpresas desagradáveis após a mudança.
O time de especialistas da Binswanger Brazil separou algumas dicas de como escolher um galpão para os desafios da sua empresa.

1. Localização estratégica

Pode parecer óbvio, mas um dos fatores que mais deve pesar na tomada de decisão no momento de escolher um galpão é a sua localização. É imprescindível que ele esteja situado em um ponto estratégico dentro das rotas operacionais da companhia de maneira a contribuir para a logística da sua empresa.

2. Pé-direito alto

Para atender bem à acomodação de mercadoria e a disposição satisfatória de porta-pallets, o ideal é que um galpão tenha pé-direito entre 10 e 12 metros, permitindo boa verticalização do espaço e armazenamento de carga de vários tipos.

3. Boa resistência do piso

Como os produtos são estocados verticalmente, é importante que o piso tenha capacidade de resistir a pelo menos 6 toneladas por metro quadrado. A movimentação das empilhadeiras, de outras máquinas e pessoas também deve ser considerada.

4. Área de pátio

A área do galpão influencia não apenas na capacidade de armazenar mercadorias, mas também na facilidade de circulação, controle de estoque e área disponível para docas e acesso de veículos de carga.

5. Estrutura para cross-docking

O sistema de cross-docking agiliza a movimentação de produtos dentro do galpão. Nele, as mercadorias chegam por um lado e são retiradas pelo outro, diminuindo o tempo de circulação dos itens e rentabilizando a operação.

6. Excelente iluminação

O galpão precisa ter uma iluminação que possibilite a melhor visualização de todas as mercadorias armazenadas e atividades a serem realizadas no ambiente.

7. Sistema de combate a incêndio

Segurança também deve ser prioridade na hora de escolher um galpão, que deve possuir sistema de combate a incêndios, para oferecer proteção aos produtos e maquinários ali estocados, com dispositivos como sprinklers, além da boa sinalização do ambiente e da colocação de extintores de incêndio em locais estratégicos.

Conte conosco para escolher um galpão ideal para sua empresa




img

Binswanger Brazil

Relacionados

Projeto porto Maravilha

Projeto Porto Maravilha: Quais perspectivas para a promessa carioca?

Fruto de uma Operação Urbana Consorciada (OUC), como a região da Faria Lima, em São Paulo, o...

Continue Lendo
blog-crise-hoteleira-pode-gerar-oportunidades-de-compra

Bins na Mídia: Crise hoteleira pode gerar oportunidades de compra

O grupo norte-americano Host Hotels & Resorts (HST.N) está vendendo seus três hotéis no Rio...

Continue Lendo
blog-condominios-logisticos-de-mg-tem-maior-ocupacao

Bins na Mídia: Condomínios Logísticos de MG têm maior ocupação

O aluguel do metro quadrado no Estado está avaliado, em média, em R$ 21,45, enquanto a média...

Continue Lendo