Projeto Porto Maravilha: Quais perspectivas para a promessa carioca?

Projeto Porto Maravilha: Quais perspectivas para a promessa carioca?

Fruto de uma Operação Urbana Consorciada (OUC), como a região da Faria Lima, em São Paulo, o Projeto Porto Maravilha foi criado a partir de lei municipal (101) em 2009, para a revitalização urbana da Região Portuária do Rio de Janeiro.

Com prazo de 30 anos para sua conclusão e custo total estimado em R$ 8 bilhões, o projeto compreende área de 5 milhões de metros quadrados, englobando parte dos bairros do Caju, Gamboa, Saúde, Santo Cristo e parte do Centro da cidade.

A implantação do projeto tinha como objetivo declarado preparar a região para a Copa do Mundo FIFA de 2014 e dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, bem como desenvolvê-la economicamente, e criar novas oportunidades de emprego, moradia, transporte, cultura e lazer para a população local.

“Região-promessa”, o Porto atraiu a ampla maioria dos novos projetos do mercado carioca nos últimos cinco anos, em parte devido à flexibilização da Legislação Urbana na região e a alta possibilidade de valorização imobiliária, decorrente de intervenções de infraestrutura por parte do poder público.

A região representa hoje 7% do estoque de empreendimentos corporativos A+/A e B da Cidade Maravilhosa, o equivalente a 193 mil m². Os escritórios corporativos de alto padrão (A+/A) equivalem a 96% do volume total construído na região – empreendimentos B representam 4%.

Todas as entregas registradas nos últimos anos, no entanto, ocorreram em períodos de crise econômica e instabilidade política, o que colocou uma trava no sonho carioca. Atualmente, apenas 43% da área construída no submercado do Porto Maravilha encontra-se ocupada. Desse total, três empresas equivalem a 56 mil m² locados ou 29% do estoque total construído.

Passados 10 anos desde sua criação, e faltando mais duas décadas para a conclusão do prazo para seu desenvolvimento, quais as perspectivas para a promessa carioca? É o que os especialistas da Binswager Brazil tentam desvendar com este estudo especial de mercado.

Projeto Porto Maravilha

img

Binswanger Brazil

Relacionados

Como escolher um Galpão

Como escolher um galpão para sua empresa

A locação de galpões industriais e logísticos representa, para muitas empresas, a diferença...

Continue Lendo
blog-crise-hoteleira-pode-gerar-oportunidades-de-compra

Bins na Mídia: Crise hoteleira pode gerar oportunidades de compra

O grupo norte-americano Host Hotels & Resorts (HST.N) está vendendo seus três hotéis no Rio...

Continue Lendo
blog-condominios-logisticos-de-mg-tem-maior-ocupacao

Bins na Mídia: Condomínios Logísticos de MG têm maior ocupação

O aluguel do metro quadrado no Estado está avaliado, em média, em R$ 21,45, enquanto a média...

Continue Lendo