Por Rennan Setti – para O Globo
Um dado ilustra a voracidade por espaço do e-commerce no Brasil: o setor é o grande responsável pela pré-locação de 253 mil metros quadrados — o equivalente a 30 campos de futebol — em galpões logísticos que ainda nem estão prontos. A informação é de levantamento da Binswanger Brazil, que lembra ainda que há outros 272 mil metros quadrados alugados previamente em galpões que serão expandidos.
Os protagonistas desse movimento são dois: Mercado Livre e Shopee, justamente as duas maiores plataformas de e-commerce operando no Brasil. Entre novos ativos e expansões, as duas juntas pré-locaram o equivalente a 43 campos de futebol — 346 mil metros —, segundo o levantamento.
Só o Mercado Livre possui quase 186 mil metros quadrados contratados em galpões futuros. O gigante latino-americano ainda pré-locou outros 70 mil metros quadrados em um condomínio logístico que está sendo construído sob medida (build to suit) e será entregue em 2026.
Já as pré-locações da Shopee somam 90 mil metros quadrados, entre novos ativos e expansões. O apetite tem a ver com o crescimento acelerado do negócio: como informou a coluna há algumas semanas, a empresa de Cingapura dobrou suas vendas no Brasil em 2024, para cerca de R$ 60 bilhões, conforme estimativa do Itaú BBA.