O grande retorno: Preparando o local de trabalho

O grande retorno: Preparando o local de trabalho

As empresas estão voltando sua atenção para a forma como seus funcionários retornarão ao local de trabalho, após terem de trabalhar de suas casas. No início do COVID-19, criou diversos desafios para saber como seriam as operações remotas, no entanto, os colaboradores se adaptaram rapidamente. Certamente ocorrerão mudanças nos locais de trabalho, bem como na forma comportamental, e a preocupação imediata é: ‘’Como voltaremos?’’. Além disso, a data de retorno ainda é incerta.

A ocupação dos espaços corporativos deverá acontecer gradualmente, e variará de acordo com fatores como localização, segmento, tipo e tamanho da empresa e o estado de saúde dos colaboradores. Também exigirá distanciamento social permanente, uso ampliado de equipamentos de proteção individual e outras medidas preventivas.

Para ajudar a manter o distanciamento social de 1,5 metro recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), algumas adaptações precisarão ser feitas nos layouts dos escritórios. Deve-se notar que, para o retorno ao local de trabalho, mesmo antes das adaptações nos espaços, será necessário adoção de diversas ações relacionadas ao comportamento e à limpeza. Abaixo algumas recomendações:

Novos Comportamentos

  • Assim como Amazon e Walmart, algumas empresas já começaram a medir a temperatura dos funcionários quando entram no prédio.
  • Escalonamento de horário de chegada e saída dos colaboradores para limitar densidade nos escritórios e nos elevadores.
  • Reduzir o toque nas maçanetas das portas, deixando as portas do escritório e das salas de reuniões abertas, a menos que haja uma necessidade absoluta de privacidade.
  • Incentivar as pessoas a colaborar virtualmente, e não em um sala de conferência, e sempre que for possível, pergunte: Esta reunião pode ser uma chamada em conferência virtual?
  • Utilizar copos de papel e utensílios descartáveis até que seja seguro usar utensílios laváveis.
  • Pedir aos funcionários que limpem a mesa que usaram e todos os itens pessoais no final de cada dia.

Comunicação

  • Instalação de placas para informar os visitantes sobre regras de distanciamento, lavagem e higienização das mãos, coleta, filas nas estações de café e uso de máscaras (quando necessário) em áreas públicas.
  • Nas salas de conferência, depois de remover todos os outros assentos, instalação de marcadores de fita no chão para indicar espaços seguros de um metro e meio entre os assentos.

Higiene e Limpeza

  • Capacitação dos funcionários para cuidar de sua própria segurança de higiene. Fornecer recomendações para novos comportamentos, práticas de trabalho seguras, equipamentos de proteção individual etc.
  • Instalação de dispensadores de higienização das mãos à base de álcool (60% no mínimo) com destaque, em todo o espaço.
  • Dispor toalhas/lenços descartáveis para os funcionários limparem suas mesas de trabalho, encostos de cadeiras e outras superfícies tocáveis em sua área.
  • Facilitar acesso a informações confiáveis sobre saúde e instruções regulares sobre higiene.
  • Tornar a limpeza visível ao longo do dia para ajudar a reduzir os níveis de estresse dos colaboradores e criar confiança.

Tecnologia

  • Aproveitar a tecnologia para continuar com o trabalho remoto. Isso reduzirá a densidade para ajudar a manter os requisitos de distanciamento do escritório e permitir a ocupação escalonada do local de trabalho, durante diferentes dias da semana.
  • Utilização de telas para transmitir as novas regras de higiene no local de trabalho.

Espaços

  • Em áreas com estações de trabalho de 1,5m por 1,5m, ocupe todas as outras estações de trabalho. Isso pode ser rotacionado diariamente para diferentes equipes.
  • Direcionar os funcionários a trabalharem em áreas de trabalho alternativas, como salas de conferência, salas de reunião, áreas de colaboração abertas etc.
  • Instalação de barreiras temporárias transparentes de painel de plástico na recepção para separar os visitantes da recepcionista.
  • Instalação de barreiras temporárias transparentes de frente para o outro. Uma alternativa é instalar partições de painel de plástico transparente temporárias para elevar as alturas mais baixas do painel para pelo menos 1,5m do chão.

Essas são apenas algumas medidas que as empresas estão adotando para preparar seus locais de trabalho para o retorno de seus funcionários. A Binswanger Brazil continua buscando informações e aprendendo sobre esse evento sem precedentes e compartilhando novas ideias.

img

Binswanger Brazil

Relacionados

soluções-flexíveis-de-espaço-de-trabalho-durante-o-covid-19

Soluções flexíveis de espaço de trabalho durante o COVID-19

Parte significativa da demanda por espaço de escritório nos últimos anos na maioria dos...

Continue Lendo
as-negociações-imobiliárias-durante-a-pandemia-da-covid-19

As negociações imobiliárias durante a pandemia da covid-19

Na segunda quinzena do mês de março, com o início do processo do isolamento social em função...

Continue Lendo
Resolução 4661

Resolução 4661: Entenda o que muda para os fundos de pensão

O Conselho Monetário Nacional (CMN) editou, no ano passado, a resolução 4661, que endureceu as...

Continue Lendo