Entre em contato
Notícias

Espírito Santo precisa de mais 500 mil m² de galpões até 2024

O e-commerce trouxe a necessidade de criação de mais galeões logísticos para fazer a distribuição dos produtos, criando, assim, um nicho em franca expansão dentro de marcado imobiliario. Dados da corretora SDS Properties, divulgados para a Associação Brasileira de Logística (Abralog), mostram que o mercado nacional de galeões e condomínios logísticos aumentou cerca de 60% somente no segundo trimestre deste ano, com relação ao mesmo período do ano passado.

Impulsionado também pela pandemia, principalmente nos períodos de isolamento social, quando o e-commerce deu um salto de expansão, o setor alcançou o maior patamar de absorção líquida, com 962 mil m2 de abril a junho, em todo o país. E no Espírito Santo o cenário não é muito diferente.


Segundo o CEO da TX Negócios, Sandro Márcio Viturint o Estado tem hoje cerca de 1 milhão de metros quadrados construídos de equipamentos de quarta geração de galpões logísticos.


“Há mais 200 mil m2 em construção de galpões logísticos no Espírito Santo, mas o Estado vai precisar, no mínimo, de mais 500 mil ma para os próximos dois anos. Os equipamentos estão todos locados e não há vacância nenhuma atualmente”

Sandro Márcio Viturini CEO.

Os estoques estão no limite, afirma o vice-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-EM, Alexandre Schubert. “Atualmente estão disponíveis cerca de 2% dos galpões logísticos no Estado, ou seja, isso demanda um senso de urgéncia, pois precisamos colocar mais galpões nos próximos dois anos”, diz.

CONDIÇÕES FAVORÁVEIS


O crescimento desse setor dentro do Estado tem se dado por condições favoráveis que o Espírito Santo oferece. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES), Douglas Vaz, a atividade portuária do Estado e o fato de estarmos em uma região central, facilita a distribuição; mais os incentivos fiscais, que tornam atraente a fixação de empresas especializadas e de centros de distribuição.
“Serra e Cariacica são dois municípios já consolidados e Vila Velha começa a despontar no mercado de galpões logísticos também. Um dos motivos é a movimentação no Porto de Vitória e no TVV, que poderá sair direto pela ES-388, que está sendo pavimentada e ligada à BR-101. A região de Terra Vermelha deve ser um ponto que receberá galpões logísticos por conta da sua proximidade com essas vias”, diz.
Ele acrescenta ainda que a região oferece diferenciais, como ter um metro quadrado ainda mais em conta, o que possibilitará a instalação desses galpões com custo menor. Além de proporcionar desenvolvimento, já que é possível qualificar e treinar mão de obra local para trabalhar nessas novas empresas.

EVOLUÇÃO DOS EQUIPAMENTOS LOGÍSTICOS

  • Durante o período de isolamento social, o crescimento do e-commerce alavancou também novas necessidades de equipamentos logísticos, que passaram de galpões de 100 mil a 200 mil metros quadrados, para galpões menores, mais proximos dos grandes centros, que possibilitem a entrega até no mesmo dia.
  • A exigência dos consumidores, que queriam seus produtos cada vez mais rápido, foi o que pautou essas mudanças. Isso fez com que esses grandes galpões dessem um salto para áreas menores, de 25 mil m2 a 40 mil m2, dentro das capitais até chegar em aparelhos ainda menores, com cerca de 5 mil m2, espalhados em regiões que possibilitem a entrega mais rápida possível.
  • Há ainda a logística reversa, que é uma continuidade desse movimenta A ideia é que a pessoa receba, em sua casa, uma série de itens para experimentar e devolver os que não forem ficar com ela. Essa devolução é chamada de logística reversa. E os equipamentos desta devem ser diferentes da logística comum.

Fonte: https://www.agazeta.com.br/hub-imobi/inovacao/espirito-santo-precisa-de-mais-500-mil-m-de-galpoes-ate-2024-0922

Soluções completas e sob medida para o mercado imobiliário B2B

Assessoria no Desenvolvimento de negócios imobiliários e garantia dos melhores resultados. Entre em contato com um de nossos consultores.

Entre em contato

Binswanger Brasil LTDA © Copyright 2024 - CRECI 01.6406-J SP

Desenvolvido por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.