Por Rennan Setti – para O Globo
Deu Mercado Livre e Shopee no topo do ranking das maiores contratações de galpões logísticos no segundo trimestre deste ano, segundo relatório da consultoria Binswanger.
O gigante latino-americano do e-commerce — que já é o maior inquilino do segmento no Brasil, ocupando mais de 1 milhão de metros quadrados — alugou 111,1 mil metros quadrados em ativo da GLP em Guarulhos (SP), na maior transação do período. É também do Mercado Livre a terceira maior operação: os 49,75 mil metros alugados junto a um galpão da gestora HSI em Cajamar (SP), espécie de Disneylândia logística do e-commerce brasileiro.
Na mesma cidade, a Shopee abocanhou 70,75 mil metros em um condomínio da GLP, na segunda maior locação. A gigante de Cingapura também fez a quinta maior locação ao absorver 37,95 mil metros em um ativo da BZLog em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Espremida entre as duas ficou a distribuidora de medicamentos Santa Cruz, que alugou 41,46 mil metros em um galpão da Log Commercial Properties em Belo Horizonte. É a quarta maior transação, completando o Top 5.
No segundo trimestre, o espaço vazio nos galpões caiu de 11% para 10,2%, embora o estoque total de condomínios no Brasil tenha crescido de 20,197 milhões para 20,690 milhões de metros quadrados.
https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2024/07/mercado-livre-e-shopee-no-topo-do-ranking-da-gula-por-galpoes-no-brasil.ghtml